Missão

 

 

O Colégio Infante Santo pretende proporcionar as melhores condições para os seus alunos poderem desenvolver, em segurança, todos os aspetos da sua personalidade.

Tendo em consideração os diferentes ritmos de desenvolvimento de cada criança, promovemos a sua evolução nos campos intelectual, físico, social e emocional.

A nossa missão é

Fomentar a independência da criança e desenvolver o respeito por si e pelos outros auxiliando o desenvolvimento de valores para a vida futura
 
Encorajar a criança a atingir todo o seu potencial através de atividades que ajudem a desenvolver as suas capacidades
 
Criar um ambiente rico em estímulos, que promova e facilite o processo de aprendizagem/strong>
 
Dar confiança, tranquilidade e disponibilidade aos pais para que possam investir nas suas carreiras profissionais
 
Promover um relacionamento próximo entre o colégio e a família.

.

Projeto pedagógico

 

“O COLÉGIO INFANTE SANTO SUSTENTA A SUA PRÁTICA EDUCATIVA EM TRÊS GRANDES ÁREAS DE CONTEÚDO”

proj_pedagogico
É considerada uma área transversal, dado que todas as componentes curriculares contribuem para promover nas crianças atitudes e valores que lhes permitirão tornarem-se cidadãos conscientes, solidários e responsáveis, capacitados para resolver os problemas com que se depararão ao longo da vida. É uma área integradora que enquadra e dá suporte a todas as outras.
O desenvolvimento pessoal e social assenta na constituição de um ambiente relacional securizante, em que a criança é valorizada e escutada, o que contribui para o seu bem-estar e autoestima.
As atividades empreendidas promovem o desenvolvimento da identidade, da independência e autonomia, da tomada de consciência de diferentes valores, da multiculturalidade e da educação estética e para a cidadania.
proj_pedagogico

Engloba as aprendizagens relacionadas com o desenvolvimento psicomotor e simbólico, determinando a compreensão e o progressivo domínio de diferentes formas de linguagem.
Nesta área distinguem-se vários domínios que se relacionam entre si, referentes à aquisição e à aprendizagem de códigos que são meios de relacionamento com os outros e de recolha de informação, indispensáveis para que a criança represente, quer o seu mundo interior quer o mundo exterior que a rodeia.
A área da “Expressão e Comunicação” é uma área básica de conteúdos, na medida em que incide sobre aspetos essenciais do desenvolvimento e da aprendizagem, integrando instrumentos fundamentais para a aprendizagem ao longo da vida. Engloba o domínio da “Expressão”, da “Linguagem Oral e Escrita” e da “Matemática“.

a) Expressões:
O domínio das diferentes formas de Expressão – motora, dramática, plástica e musical, implica diversificar as situações e experiências de aprendizagem, de modo a que a criança vá dominando e utilizando o seu corpo e contactando com diferentes materiais que poderá explorar, manipular e transformar de forma a tomar consciência de si própria na relação com os objetos.

b) Linguagem Oral e Abordagem à Escrita:
Este domínio pretende facilitar a emergência da linguagem escrita e o desenvolvimento da expressão oral de uma forma informal, lúdica e pedagógica.
A abordagem à escrita situa-se numa perspetiva de literacia enquanto competência global para a leitura, no sentido da interpretação e processamento da informação.
É importante que a criança aprenda a fazer a “leitura” da realidade das “imagens” e a descobrir a funcionalidade da escrita.
O contacto com textos manuscritos, o reconhecimento de diferentes formas que correspondem a letras e a identificação de algumas palavras vão permitir uma apropriação do código escrito.
A criança compreenderá, assim, que o que se diz se pode escrever e que a escrita permite recordar o que foi dito e vivido.
É também objetivo fundamental da educação pré-escolar o alargamento das capacidades de compreensão e da produção linguística da criança, fomentando o diálogo, escutando cada criança, valorizando a sua intervenção e facilitando o seu desejo de comunicar.
As canções, as rimas, as “lengalengas“, as adivinhas e a poesia são formas de expressão que permitem trabalhar ritmos e estimular a clareza da articulação das palavras e a compreensão do funcionamento da língua.

c) Matemática:
A construção de noções matemáticas tem por base a vivência do tempo e do espaço, partindo de atividades espontâneas e lúdicas da criança. É na relação e na manipulação dos objetos que a criança aprende o que está perto, longe, dentro, fora, em cima, em baixo, etc.
A exploração do espaço permite à criança distinguir e nomear diferentes formas que lhe vão permiti, gradualmente, classificar os objetos.
A classificação constitui a base para formar conjuntos, seriar e ordenar e progressivamente construir a noção de número.

proj_pedagogico
Esta área tem por base a curiosidade natural da criança e o seu desejo de saber e compreender o “porquê?“.
Todas as áreas de conteúdo constituem formas de conhecimento do mundo.
O contacto com o meio envolvente através de estímulos tão diversos como a visualização de filmes educativos ou a participação em atividades “lúdico-educativas“, são também uma forma da criança fazer aprendizagens relativas ao conhecimento do mundo.